domingo, janeiro 15, 2006

AS PRESIDENCIAIS

Estamos finalmente na recta final das eleições presidenciais e neste momento só uma reflexão da esquerda e a aposta num dos candidatos pode obrigar Cavaco e Silva a ir a uma segunda volta.

A aposta no candidato de direita pela comunicação em geral é por demais evidente, todas as estações de TV portuguesas apoiam essa personalidade, embora não seja seguramente o melhor.

Cavaco e Silva não tem sensibilidade, nem jeito para ser Presidente da Republica, o homem não tem emoções e se as tiver concerteza só a esposa ou os seus filhos partilham desse estado, já nos provou que nem como primeiro ministro se conseguiu desembaraçar da crise, deixou Portugal na penúria e julgo que não é agora que vai alterar a situação, o papel de Presidente da Republica não lhe dá o direito de interferir num governo e só em ultimo caso o pode destituir ou então será mais um aventureiro e concerteza que não ajudará Portugal.

Mário Soares foi um bom Presidente e um bom primeiro ministro, não foi sempre bom mas as suas performances até que nem foram más, mas agora não foi acertada a decisão de se candidatar, assim como não foi uma boa decisão de Sócrates de o apoiar, para mim o Secretário Geral do Partido Socialista quis de uma só vez arrumar dois espelhos baços do Partido, talvez as únicas vozes de discordância perto do Partido Socialista, senão dentro.

Manuel Alegre devia ser o candidato da esquerda, mas não é em definitivo isto porque é atacado pelos da direita e pelos da esquerda, fazendo-me pensar que o principal inimigo da esquerda portuguesa é ele, ao tentarem abatê-lo mesmo antes de ir a votos.
Será no entanto uma grande surpresa, será também uma pedra no sapato de Sócrates e se Cavaco e Silva for á segunda volta e o candidato a fazer-lhe frente, pode-se dizer que Manuel Alegre ganhou em todas as frentes, porque obrigou o Partido Socialista a apoiá-lo, assim como toda a esquerda traidora nomeadamente BE e PCP.

Jerónimo de Sousa e Louça são o que são, uns anarco populistas, pessoas sem sentimentos e que têm um caminho que é lutar contra os capitalistas, lutar contra a democracia e tentar serem eles os únicos portadores da verdade.
Enfim não lhes ficaria nada mal se fossem partidos da esquerda democrática, reunirem e desistirem a favor de um candidato que desse possibilidade de lutar de igual para igual com o candidato de direita.

Culpados, se o Cavaco e Silva ganhar?

São todos os candidatos e partidos á esquerda deste, que não se souberam unir para o derrotar, enfim temos a esquerda que merecemos.

VJ

Sem comentários: