quinta-feira, maio 18, 2006

LEGISLAR SEM MEDO PARA SALVAGUARDAR A POPULAÇÃO




Falar de saúde pode ser cansativo, pode chocar com opiniões compreensivelmente adversas, por isso pegar no tabagismo e achincalhar não dá, é muito difícil motivar um fumador para deixar de o ser, mas tentar não custa o que custa é conseguir alguma coisa com isso.

O governo socialista em Portugal prepara-se para colocar á aprovação na AR um projecto de lei que visa proteger os cidadãos não fumadores dos malefícios do tabaco, mas também permitir aos fumadores terem uma vida mais saudável.

Eu servi-me de alguns depoimentos do meu artigo anterior para dar uma outra visão mais realista do que pretendo.

Já fui fumador, todos os homens da minha família fumavam, uns deixaram de o ser, é utópico eu dizer que duraram mais uns anos, isso não o posso fazer, mas sei que tiveram uma vida mais saudável, souberam tirar proveito do facto de deixarem de fumar e aqui eu falo por experiência própria.

O que está em questão não são os fumadores, mas sim a sua forma de imporem o seu vício aos que não o têm, é terem a consciência que estão a incomodar e nada fazerem para o evitar, a democracia de uns não pode começar onde acaba a dos outros, nem ninguém tem de passar por vitima, nem os fumadores nem os não fumadores são leprosos onde se chegue ao ponto de os excluir, eu tenho amigos fumadores e quero continuar a tê-los e sempre que estou com eles o cigarro acaba por lhes saber a palha, porque lhes martelo naquela cabeça os malefícios do tabaco.

É difícil convencer um fumador que o tabaco faz mal, porque logo a seguir vêm os exemplos de tudo o que faz mal, existem os fumadores conscienciosos, mas é difícil apanhar um fumador que não fume porque está a incomodar um amigo, o fumador é para mim um ditador, mas só porque está debaixo da alçada da nicotina, agora não posso generalizar, porque nem todos o são.

Eu sou um anti-tabagista, tenho amigos que fumam e faço tudo para evitar que eles o façam, quando bebem uma cerveja tenho a certeza que não sentem o gosto dela como eu sinto. Eu nem sequer quero colocar a questão da poupança, eu coloco sempre a questão da saúde que é o mais importante.

Espero que o governo ponha essa lei cá fora o mais rápido possível para evitar o fumo em lugares públicos fechados e nas empresas, é um assunto controverso e que não se esgota, haverão sempre fumadores e não fumadores e o que se pede é que se respeitem mutuamente.

Vou lançar um paralelismo entre ir a conduzir a falar ao telemóvel e ir a conduzir a fumar, qual será o mais perigoso?

VJ

Sem comentários: