quinta-feira, fevereiro 07, 2008

VIVA NUM PORTUGAL SEM FUMO


Demorou mas chegou, sinceramente com este governo extremamente incompetente e cobarde, nunca pensei que a lei anti-tabaco fosse para a frente. Enganei-me e como me enganei, tenho de dar a mão á palmatória.

Hoje ouve-se com frequência nos pasquins deste país, as lágrimas de crocodilo que são vertidas para o chão a reclamar por justiça e por direitos do fumador .

Direitos dos fumadores?
Mas agora a comunicação social não tem mais nada para fazer do que se dedicar a sua atenção aos fumadores esquecendo os não fumadores que foram obrigados a engolir o fumo deles durante anos? Já ninguém fala nos fumadores passivos, cujo risco de vida é superior ao dos fumadores?

Já aqui disse uma vez que o fumador era, é e será sempre um ditador, isto porque se está a cagar para se o amigo fuma ou não, se está doente ou não, se tem uma doença que colide com o fumo de tabaco ou não, o que gosta mesmo é de fumar e o resto são cantigas.

O Fumador não respeita ninguém e quando digo isto salvaguardo aqueles que até têm uns dedinhos de testa e evitam de fumar em alguns casos.

Definitivamente não pode haver meias medidas neste País, se efectivamente não se pode fumar em locais fechados, não se devia permitir excepções porque eu não acredito nelas.

Eu não acredito que uma sala fechada, com um ventilador ligado o cheiro e o fumo não se espalhe para fora dessa sala, seja onde for. Em recintos fechados não devem fumar, quem quer fumar ou fuma em sua casa ou na rua.

Um dia destes estou numa fila no trânsito e dou comigo a criticar uma pessoa que dentro de um carro com os vidros fechados e com um bebé, fumava a seu bel prazer, eu pergunto como é possível isto acontecer, eu pergunto quem é que luta pelos direitos dessa criança, quem é que mais tarde vai incriminar essa mãe de alguma doença que o seu filho possa ter?

Enfim, a lei saiu noto que uma maioria significativa aprova a lei e uma minoria está contra, espero que o governo não reforce a sua cobardia e não faça alterações á lei e espero que a ASAE nos proteja, porque eu não tenho de lutar por votos e como tal estou a 100% de acordo com a inspecção.

VJ

3 comentários:

Hélio disse...

Victor, como sabe sou fumador...

Eu concordo com tudo que seja feito para proteger os não-fumadores e o intuito desta lei é mesmo esse, no entanto, acho que a lei tem muitas lacunas e a ASAE não sabe exactamente como proceder nas ditas fiscalizações...

Custa-me em certos sitios não poder fumar como por exemplo um centro comercial, isto porque entendo que podiam perfeitamente em cada piso de centro comercial fazer um pequeno espaço minimalista para fumadores, mas não fazem... acredite que por exemplo nesses casos não incomodavam ninguém... mas a lei não permite. Ainda assim, existem alguns cafés que permitem fumar e que garantidamente não têm condições mínimas para o fazer... está mal!

Por isso digo que concordo com tudo o que proteja o não-fumador, mas deveriam reformular a lei para que ficasse mais clara e exacta...

As vezes penso que talvez fosse melhor como o Victor diz e bem, não haver excepções... as ditas excepções são uma cagada completa...

Victor disse...

Hélio

O problema não é a lei, são sim os empresários que não querem gastar dinheiro para criarem as condições aos fumadores.

Depois vêm para a comunicação social lamentar que estão a ter prejuizo.

O negócio é um investimento de risco, muitos dos empresários querem investir o menos possivel e arrecadar o mais possivel de lucros.No fundo é essa a essência do negócio.

Lamento as lacunas, mas não entendo as pressões dos casinos e das discotecas.

Quanto ao tu fumares, sei que fumas e espero que um dia possas deixar de o fazer, porque "FUMAR MATA" e eu não quero definitivamente perder um AMIGO.

Hélio disse...

Obrigado Victor por essa palavra de apreço...

Agora, sobre as condições e investimentos, é complicado. A legislação não diz exactamente que tipo de extractores de fumo são necessários... segundo o director geral da saúde no programa prós e contras (não sei se viu), basta que um técnico de climatização passe um papel ao dono do estabelecimento a dizer que está tudo bem que já não há problema, independentemente do extractor que têm... muito embora o sitio de fumadores tenha de ser isolado do resto do estabelecimento claro...

Daí eu dizer que para existirem excepções estúpidas onde vai prevalecer as cunhas apenas e um papel a certificar, mais vale não existirem excepções... mais vale proibirem em todos os locais e pronto...

Bem ou mal feita a lei está a ser cumprida e facto é que os não-fumadores não têm porque se queixar de momento, isto pelo que vejo claro, mas o facto é que existem muitas lacunas na lei e nós Portugueses com o chico-espertismo do costume conseguimos dar sempre a volta à coisa...

Mas também há que ter em conta que esta lei é, digamos, provisória... daqui a uns meses vai ser a nível europeu... e a doer, por isso quem não quer investir até está a ser inteligente no fundo... eu para ser sincero, se fosse proprietário de um estabelecimento pura e simplesmente proibia o fumo e pronto, evitava chatices e gastos...

É como já disse, a lei está muito pouco clara e bastante confusa mesmo... Agora podem investir em qualquer equipamento e com o tal papel está resolvido o problema... daqui a uns meses não vai ser bem assim...

Grande abraço.