sábado, outubro 14, 2006

POLITIQUICES

Sem sombra de dúvida e, nunca gostei de Bagão Félix, primeiro por que é mouro e lampião e depois porque pertence a um partido da chamada direita, mas que para mim não passa de extrema direita.

Cometeu muitos erros, mas pelo menos teve uma atitude sensata quando permitiu que todos os portugueses com 40 anos de descontos na segurança social e com mais de 55 anos de idade pudessem antecipar a reforma.

Fazendo as contas para se poder reformar aos 55 anos e tendo 40 anos de descontos é obvio que tinha de começar aos 15 anos a trabalhar, coisa que presentemente pouco se vê, no mínimo começará a trabalhar aos 18 anos e no máximo aos 23 ou 25 anos isto conforme a situação em que se vai encontrar ou fica com o técnico profissional ou com um curso superior e o mestrado, isto claro se não perder nenhum ano o que é raro.

Bagão era um intrujão e pôs esta lei ou para proteger amigos ou então no sentido de premiar os trabalhadores que cedo começaram a trabalhar e também no sentido de abrir novas portas a trabalhadores mais jovens.

Não sei se as estatísticas revelaram alguma coisa ou seja se a medida foi ou não positiva, uma coisa sei, foram muitas as firmas que negociaram com os seus empregados a sua saída para assim se verem livres de activos e muitas vezes recorreram a manobras de intimidação e de isolamento para conseguirem os seus intentos.

Lamentável, mas desde que os empregados não sofressem no futuro por estas acções até que nem era muito mau.

Eu comecei a trabalhar aos 15 anos, quer dizer que pela lei do Bagão aos 55 anos eu podia recorrer á pré-reforma, mas infelizmente, já não é assim, isto porque os governos após o 25 de Abril de 1974, encarregaram-se não só de sobrecarregar a classe média como também debilitar a Segurança Social através de acções não compreensíveis.

Ou seja eu não compreendo porque é que as minhas contribuições têm de ir também para pessoas que nunca trabalharam e que o podem fazer, eu não compreendo como um imigrante pode auferir ajudas da mesma segurança social, sem que desconte para a mesma instituição eu não compreendo como para tudo é a segurança social que paga.

Entretanto o hipócrita do Sócrates, com a desculpa de reformar tirou-nos o bocado que tínhamos e prepara-se para destruir todas as esperanças que tínhamos.

Eu cá por mim já decidi que, pelo que estão a fazer no governo, não vão ter o meu voto nas próximas eleições e depois como justificação vou apontar os seus erros e os dos seus ministros da Saúde, da Segurança Social, da Administração Interna, da Educação etc etc.

Vamos esperar para ver.

VJ

Sem comentários: