domingo, maio 18, 2008

REVISÃO DO CÓDIGO DE TRABALHO

Todos sabemos concerteza que por essa Europa fora o código de trabalho muda de País para País consoante a sua cultura e os seus costumes e também de acordo com a força dos sindicatos.

De á uns anos para cá os patrões portugueses, normalmente os ligados ao grande capital, partidos da direita PSD e CDS têm feito força no sentido de alterar as leis do trabalho em desfavor do trabalhador português.

Tem-se visto com mais frequência empresas cujos patrões empregam trabalhadores a custos baixíssimos, não pagando os impostos a que são obrigados sem que os governos tomem medidas no sentido de contrariar esta situação.

Tem-se visto cada vez mais empregos precários e a falta deles.

Não me convenço que os patrões não precisem de trabalhadores o que eles fazem e fazem-no bem é terem empregados tipo escravos ou então salários baixos, tão baixos que muitas das vezes obrigam os seus empregados a viverem vidas miseráveis e são cada vez mais.

Eu não estou de acordo com esta alteração e nem posso estar, porque no meio destas alterações todas o prejudicado será sempre o trabalhador, aquele que cria, aquele que produz, aquele que no processo é o mais sacrificado.

Acreditaria nesta revisão se os patrões fossem humanos e olhassem para os seus empregados como parceiros e não como números.

Acredito que tudo nos vais levar a uma situação difícil de conter, com a globalização da riqueza vai-se contrapor a revolução global e nem sequer vai ser comunista, socialista ou liberal, mas sim da força do trabalho contra a força dos oportunistas.

Eu sou a favor na não revisão e nem preciso de ser comunista, basta-me ser trabalhador.

Aqui em Portugal a revisão do código do trabalho é vista como mais uma cedência de Sócrates às associações patronais e ao grande capital. Que os trabalhadores não se deixem encarneirar com festas e falsas promessas.

VJ

Sem comentários: