terça-feira, novembro 11, 2008

UM ARTIGO COERENTE NO RECORD?

Bento tem contabilidade organizada?

Em Alvalade, o Sporting realizou uma primeira parte espantosa, mas só fez um golo; o FC Porto respondeu de forma exemplar após o intervalo e conseguiu o empate. Em bolas de golo, os leões levaram vantagem, mas só contam as que entram. Viu-se aquele que foi até agora "o jogo do ano". E no final todos discutem apenas a arbitragem em vez do magnífico espectáculo? Liedson mostrou que cheira o golo como poucos; Hulk fugiu tão rápido a Rochemback quanto o "gigante" verde o fazia em relação aos militares que o perseguiam nas histórias de BD. O jogo foi para prolongamento. E ainda bem. Coisa deste calibre vê-se tão pouco em Portugal que quantos mais minutos, melhor. Foi pena que tudo se resolvesse nos penáltis. Mas as regras são assim.

Os adeptos do Sporting, com motivos de queixa em jogos anteriores, pelo facto de a equipa não ter mostrado futebol de encher o olho, deviam ter saido satisfeitos de Alvalade. Mas compreendo que é difícil ter uma sensação de satisfação após perder nas grandes penalidades. Os adeptos do FC Porto, depois de ver nas últimas semanas a equipa comportar-se como "um grupo de individualidades", devem sentir-se mais confiantes com o que viram nos segundos 45 minutos.

Intenso, competitivo e emotivo, ao nível do que se passa todas as semanas nos melhores campeonatos da Europa. E no final os protagonistas só destacam a má arbitragem? O Sporting foi prejudicado? Foi! O FC Porto foi prejudicado? Foi! Também nisso empataram.

Quem ouviu ou leu as declarações de Paulo Bento (o mais incisivo), sem ter visto o jogo, fica com a ideia de que o Sporting foi "roubado de forma escandalosa". Em rigor, não foi assim que as coisas se passaram. Mas o treinador leonino, até na célebre discussão em torno dos árbitros assistentes, já nos mostrou que só fica indignado nos lances "contra". Ao ser beneficiado pelos erros dos árbitros, para além de assobiar para o lado, já o ouvi dizer qualquer coisa como isto: "Fomos beneficiados? Mas pelas vezes que já nos prejudicaram, ainda nos ficam a dever muito". Paulo Bento terá uma contabilidade própria, mas mal organizada. Não partilha connosco a coluna dos "benefícios", só a dos "prejuízos". E no final do jogo com o FC Porto mostrou, uma vez mais, apenas parte das contas.

P.S.: Há umas (largas) semanas, em Braga, o sportinguista Hélder Postiga pontapeou as pernas do bracarense Meyong, na área leonina. O árbitro, Bruno Paixão, marcou falta contra o Sp. Braga. Só ele viu a infracção do camaronês. Domingo, em Alvalade, o sportinguista Rochemback agrediu, não uma, mas duas vezes, o portista Rolando, na área leonina. O árbitro, Bruno Paixão, marcou falta contra o FC Porto. Só ele viu a infracção do português. Incompetente, sim, mas com o mesmo critério: quem é agredido na área contrária, alguma falta terá feito... O que dá sempre jeito para não marcar o óbvio penálti. Bruno Paixão é um mau árbitro. Ponto final. Mas se mesmo assim consegue ser nomeado para os jogos mais importantes, isso diz muito de quem o escolhe.

Autor: JOSÉ RIBEIRO
in Jornal Record
Data: Segunda-feira, 10 Novembro de 2008 - 17:25

1 comentário:

Anónimo disse...

O pessoal confunde emocão com bom futebol. Se alguém acha o Sporting-FC Porto foi um bom jogo de futebol é porque está mal habituado e tem visto muitos jogos ainda mais miseráveis. Se "resposta exemplar" é por 2 ou 3 jogadores a correr com a bola de área a área e tentar marcar goloou durante 120 minutos não se consegue fazer mais de 3 ou 4 passes seguidos no meio-campo do adversário então estou mesmo confuso.

"Intenso, competitivo e emotivo (...)"... sim! E qualidade? E futebol de encher o olho... onde esteve ele?

Se o futebol for só sobre ganhar então não preciso de perder 90 ou 120 minutos a ver um jogo... vejo o resultado no fim e faco a festa...