quinta-feira, dezembro 18, 2003

ADEUS AO ESTÁDIO DAS ANTAS

Sou a favor do progresso, sou por isso a favor do Estádio do Dragão.
Lembro-me de há 42 anos, ter sido convidado pelo meu tio João Crespo, para ir ver um jogo com ele ao Estádio do Futebol Clube do Porto, mais conhecido agora como Estádio das Antas, naquela altura gostava de jogar há bola, não tinha ídolos e não era fãn de nenhuma equipa, tinha outro tio que sendo adepto do SLB não via com maus olhos que eu me tornasse adepto do clube moda de então, no entanto nunca me impôs essa situação, por isso e por outras coisas ficará para sempre como o meu tio querido, onde quer que ele esteja, jamais o esquecerei.

Mas as recordações são muitas e como não quero desviar-me do assunto de hoje, naquele domingo há 42 anos, desloquei-me pois como meu Tio Portista, ao belo Estádio das Antas, não era nada do que é hoje, sei que o jogo era entre o FCP e o SCP e que do jogo nada vi, o fervor dos festejos da massa adepta não me deixava ver, mas sei e lembro-me de ter perguntado de quem eram os golos e sempre que eram do FCP, festejava á minha maneira no final do jogo e após vitória do meu querido FCP por 2-1 fiquei adepto ferrenho deste Clube e não me arrependo.

Os tempos eram difíceis e somente em 1973, me tornei sócio, muitos anos tinham passado sem que o Estádio das Antas conhecesse as noites gloriosas, mas imponente aguardava melhores dias. Embora os títulos começassem a aparecer no reinado do então Presidente Américo de Sá com Pinto da Costa a Director do departamento de futebol e com Pedroto a treinador principal, é com o Presidente Pinto da Costa que o Estádio das Antas, começa a sentir-se bem encaixado, bom futebol, boas equipas e bons desafios, começa a ser falado por esse Mundo fora, como palco que alberga a melhor equipa Portuguesa.

Lembro-me pois muito bem do antigo Estádio e das actualizações que foi tendo ao longo dos anos, tornou-se pois num lindo Estádio e o local de encontro entre Portistas.

Ontem despedi-me dele, não sem que os meus olhos, ficassem humedecidos por uma ou mais lágrimas de reconhecimento pelos bons momentos que eu e todos os adeptos lá passaram, deixar de lá ir não vai ser problema, pois nas idas ao novíssimo Estádio do Dragão, basta-me olhar para o meu lado esquerdo e vê-lo, ou ver o meu cd de fotos que eu fui tirando ao longo dos anos, o pior vai ser quando ele for demolido para dar possibilidade de naquele espaço ser construído um Shopping, a história já está escrita, daqui a uns anos será com saudade que recordaremos aquele espaço e quem não conheceu não dirá que lá existiu um Estádio, onde eu apanhei muitos chuvadas, muito calor, muito frio, tive muitas alegrias e algumas tristezas, onde vi passarem grandes nomes do futebol mundial.

Antes de sair eu e o meu filho Nuno olhamos para trás mais uma vez, fazia silêncio, o silêncio do cimento, mas a recordação e o agradecimento fica, olhamos para a frente e vimos o futuro vimos aquele que nos vai acolher semana sim, semana não, para continuarmos a ver a equipa que representa o nosso Clube jogar e na senda de novos sucessos.

Até sempre

Sem comentários: