quinta-feira, agosto 19, 2004

ATENAS 2004




Quem seguiu a equipa olímpica de futebol, começou a compreender um pouco a mentalidade que reina nessa selecção.

José Romão, ainda não provou nada no futebol português como treinador, e muito menos para ser um dos seleccionadores de uma equipa portuguesa e a prova foi a que se viu, um desempenho aterrador, indisciplina, falta de personalidade e o mais grave falta de orgulho nacional.

Poderia e posso como cidadão português, revoltar-me por ver dinheiro de todos nós ser entregue a incompetentes, pena é que a Federação Portuguesa de Futebol não abra inquéritos para se saber o porquê de muitas coisas, talvez a mais importante seja tentar perceber como é que a incompetência é salvaguardada nesse organismo, será porque o presidente da FPF, Dr. Gilberto Madail é o incompetente supremo desse organismo?

Mas voltemos a falar do desempenho dos meninos mimados, dizendo que o grupo de Portugal era efectivamente o mais simples, desde o Iraque até á Costa Rica, passando por Marrocos, qual deles o pior e pelos vistos o pior foi efectivamente Portugal, que embora com rótulo de possível vencedor de uma medalha, primou para irregularidade nas suas actuações.

Quanto aos atletas dos outros clubes eu não me vou pronunciar muito, apenas dizer que nenhum se aproveitou, nem mesmo o nomes sonantes como Hugo Viana etc etc., mas no que diz respeito aos atletas do meu clube, fiquei muito triste senão vejamos:

Ricardo Costa - Há quem lhe dê valor para integrar a equipa e tem mostrado que em caso de emergência, pode salvar o FCP embora reparando que é muito mais agressivo que tecnicista é um valor que com um bom treinador pode vir a dar cartas na equipa do FCP, na selecção não passou da mediania, talvez porque aquela do Romão de colocar 3 centrais veio dar provas de erro estratégico, este atleta tem dado mostras de evolução que se possa testar várias estratégias, tudo bem mas colocar 3 centrais e para mais um Meira que só complica.
É um valor a seguir se é que não é já uma certeza, no entanto nos Jogos Olimpicos não passou da mediania.

Bruno Alves - Não entendi muito bem, este jogador não sei como classificá-lo se bom, normal ou medíocre, é alto, jovem e como defesa central devia fazer mais qualquer coisa, mas não fez, lento e tractor, não me convenceu daí talvez o seu empréstimo, é bom rodar noutras equipas para ver se melhora, não faz jus às fornadas de centrais que têm saído da formação do clube, no entanto como disse referente ao Ricardo Costa os 3 centrais atrapalhou-o?

Raul Meireles - Quase não se deu por ele, começou bem a época no FCP, foi um erro ter saído este tempo do clube, pois podia estar melhor. Rapaz inteligente vai concerteza mostrar no clube o que vale.

Hugo Almeida - Não vale a pena lutar contra a má prestação da equipa, marca e também falha muito, com o físico e a sua forma de jogar pode ir longe, mas ainda é muito jovem para arrumar com Postiga, Benni ou mesmo Jankauscas, vai ter de esperar e para isso ou é emprestado para jogar com regularidade ou então vai passar uns tempos a jogar entre a B e o banco dos A no FCP.

José Bosingwa - Bom jogador, dando o litro dentro do campo, polivalente e por isso pau para toda a colher. é já uma certeza é só encontrar um treinador de o saiba acompanhar e incentivar e temos um grande jogador.

Bruno Vale - O melhor jogador desta selecção na sua posição, o jovem que poderia substituir para melhor o actual guardião Moreira (que julgo vai passar de 1º guarda redes a 3º no seu clube). Foi pena não ter sido utilizado, espero que no FCP também não o seja tão cedo, isso prova que Vítor Baia ainda vai ser o melhor dentro do plantel e não estou a ver luta entre Vale e Nuno e acho é que vai esperar menos tempo para ocupar a baliza do FCP do que Nuno, uma vez que as idades entre o Nuno e o Baia estarão muito próximas, mas quando assim for teremos o Baía II ou mais concretamente Bruno Vale.

Como já disse várias vezes a Selecção Portuguesa é um palco de vaidades e pelos vistos vai continuar, por aquilo que vi, oxalá me engane, mas os clubes terão sido também responsáveis, pois no caso do FCP, não se compreende que tenham sido recrutados 6 elementos, são os melhores?

A ver vamos.

VJ

Sem comentários: