terça-feira, outubro 28, 2003

SER EMPREGADO DE ESCRITÓRIO OU O QUE ME VAI NO CORAÇÃO

Comecei a trabalhar com 14 anos, Fevereiro de 1969, contra a vontade dos meus pais que entendiam que eu devia estudar para tirar um curso superior, mas assim não entendi, estudar era preciso disso ia tratar mais tarde, mas era preciso era trabalhar.

Sou do tempo em que se começava como paquete, praticante de 1º ano, 2ª e 3º, passava a estagiario e só depois após muita experiência se passava a 3º Escriturário até a 1º.

Por isso eu comecei como paquete, passei por todos estes caminhos até 3º Escriturário isto em 1975, hoje sou com orgulho empregado de escritório, comecei em pequenas empresas em que se faz de tudo um pouco até uma grande empresa que me acolheu em 1977 e em que após 2 anos de trabalho noutra área foi-me dada uma oportunidade de continuar com a profissão que eu sempre me orgulhei de ter.

Hoje falo aqui desta situação, porque a maioria dos empregados de escritório, começaram do fim começaram por serem 3ºs escriturarios e em 3 anos são 1ºs, que preparação têm estes pseudo profissionais?

A única preocupação que têm, é ganhar o mesmo que os outros e se possivel mesmo que as qualificações, os conhecimentos e a motivação não seja a mesma.

Em todas as profissões tem de se ter orgulho naquilo que se faz, ser empregado de escritório não é ser vaidoso, é saber o que se faz e fazer bem, eu cá por mim vou continuar a ser o que sempre fui, um orgulhoso empregado de escritório aos vaidosos e oportunistas eu ignoro-os, porque normalmente são ignorantes, falam mais do que o que fazem, não se esforçam, esperam que outros se esforcem por eles e depois mamam á custa deles.

Os meus agradecimentos às firmas SÁCOLE, J. Franco de Campos (empreiteiros), Raul Barreto Reis & Cª Ldª e Coats & Clark, que fizeram de mim o profissional que me orgulho de ser.

Victor Jobling
Sócio do Sitesc nº. 25.537 desde 1974
1º Escriturário em 1990, após 21 anos de luta
Curso Gestão de Compras orientado pelo Engº. Miguel José Braga em 1993
Curso de Gestão da qualidade orientado pelo Prof. Jorge Pinto em 2002
Curso As Compras-politica, estratégia e negociação no SGCE em 1997
Curso de Técnicas de negociação para compradores no SGCE em 2002
Curso de Word pro e Lotus 123 iniciação no DTTI em 1999
Curso Higiene e Segurança orientadio pelo Prof. Jorge Pinto em 2001
Curso referente ao EURO orientado pelo prof. Jorge Pinto em 2001
Curso Micro informática Lotus 123 no ARS em 2001
Curso de máquinas de escrever teclado Nacional e Universal, correspondência, Mapas estatisticos, máquinas de calculo, somadoras, duplicadores, arquivos e ficheiros e dictafone na Escola Tecla em 1969
9º ano de Escolaridade do Curso Comercio e Administração
Curso não oficial de Internet, procura de sites e comercio na net e busca de mercados alternativos, ministrado por seus filhos Engº. Vitor Manuel Jobling e Nuno Miguel Jobling

Sem comentários: