segunda-feira, fevereiro 02, 2004

COMENTÁRIOS DIVERSOS ACERCA DO SCP-FCP

Depois de terem passado 2 dias após o jogo SCP-FCP e sem que tivesse lido e tentasse não ouvir opiniões ou comentários dos jornaleiros da nossa praça, tentei tirar as minhas conclusões ao que se passou na semana anterior e no jogo e pós jogo.

Nunca o FCP foi feliz nas parcerias que fez com os clubes da 2ª circular, com a desculpa que eram necessárias relações quanto mais não fossem institucionais entre SAD’S o que eu não compreendo, pois se querem ganhar qualquer coisa para o futebol, não há melhor do que reunir debaixo do telhado da Liga aí sim pois é a entidade aglutinadora para reclamar junto das autoridades deste Pais o que quer que seja para o futebol Português.

E quando digo o que digo no parágrafo anterior é que nunca vi com bons olhos as trocas de jogadores entre clubes, claro que mandar para fora do Clube pessoas que não estivessem dento do espírito do Dragão era muito bom senão veja-se os casos do menino Rui Jorge, de Peixe, de Clayton entre outros que saíram, entretanto os que entraram, também não eram grande coisa, atrevo-me a dizer que foi pior a emenda que o soneto de os contratar, mas a vida também se faz de erros e como tal ficou a experiência para não se cometerem mais.

Não estranhei o facto de o presidente do SCP ter no inicio da semana acordado de mau humor e ter descarregado todo o seu pessimismo para cima do FCP, desde acusar Pinto da Costa de ter apelado há violência, até dizer que o MAI baixou as calças aos Dragões, o sr. Dias da Cunha tudo fez para criar um estado de emergência que ia no sentido da mesma palhaçada do ano passado em que os adeptos do FCP foram espancados arbitrariamente pela PSP. Só que este ano com a sabedoria que é apanágio das gentes do Norte foi também chamada a atenção para o facto de ao se criarem 2 ou mais possíveis focos de violência (os Super Dragões no seu melhor) quando a acontecer alguma coisa de negativo estaria a claque do FCP e adeptos coberta e controlada, assim se veria quem eram de
facto os holigans deste pais.

A meio da semana com toda a pompa e circunstância veio a terreiro um menino que um dia nós despachamos para o sul, tal era o seu carácter pedir ou exigir dos adeptos um comportamento idóneo, no sentido de se respeitarem não só o luto pela morte de Feher como haver paz no futebol.
Quem o visse falar daquela maneira chamava-lhe homem eu que ando cá há alguns anos chamo-lhe menino, porque conhecendo-o como o conheço aquelas palavras não são dele foram-lhe dadas por alguém no dia anterior e ele passou a noite toda a estudar para que de manhã não deixasse ficar mal os provocadores.

Admirou-me, mas se eu ando cá há já uns anitos então o Presidente Pinto da Costa anda há mais anos e com toda a sua sabedoria preferiu ignorar a dar importância a alguém que não a tem.

Estava tudo preparado para atacar então o FCP e pessoas a ele ligadas, na impossibilidade de poderem desviar as atenções para a bem comportada claque do FCP havia que de emergência criar outros casos o SCP não tinha atingido os seus objectivos e como tal a sua massa adepta podia começar a criar problemas e rasga-se uma camisola e diz-se umas palavras sem nexo que só a mais vil das criaturas seria capaz de proferir.
De facto se até ali as provocações de Dias da Cunha tinham sido próprias de uma pessoa transtornada, ansiosa, mal educada as do sr. Bettencourt foram no sentido da burrice, esperei que os seus cabelos brancos lhe dessem alguma sensatez, mas enganei-me profundamente ao ponto de questionar aquele dito popular que os cabelos brancos são sinónimo de sabedoria.

Claro que os nossos adversários estão mais uma vez nervosos o SCP está fora da UEFA, está fora da Taça de Portugal e está para mim fora do Campeonato e não é possível a um clube estar fora destas competições pelo menos agora que as suas acções são valorizadas ou não na Bolsa de Valores e tentam por todos os meios ultrapassar o FCP e levar o seu clube a bom porto e para isso melhor que o Lucilio não há, para único arbitro para o Euro 2004 estou desiludido pois será impossível que ele brilhe tantos foram os casos durante o jogo.

Rui Jorge – Fartou-se de reclamar, foi violento e foi traiçoeiro
Liedson – Embora bom jogador, não consegue mostrar toda a sua categoria em campo sem as falcatruas das pretensas agressões e faltas
Lucilio - Mais uma vez, o que já vem sendo norma roubou e falseou o resultado, um arbitro pode-se enganar isso é próprio da natureza humana, no entanto este já errou vezes de mais contra o FCP, é um arbitro profissional e como tal deve acompanhar as jogadas de perto para verificar e julgar as faltas e nunca fechar os olhos ao que vê.

Estavam pois colocados no tacho todos os condimentos para desviar as atenções, o jogador que mais mal se portou em campo (Rui Jorge) provocou Mourinho ao mandar o roupeiro ao balneário a camisola dele para trocar pela do Vítor Baia enfim trocar a camisola de um homem bestial pela de um menino besta, como não foi autorizado alguém e isso vai ser explicado em tribunal rasgou e incendiou o ambiente já dele incendiado.

Eu tenho muitos conhecidos que são adeptos do SCP, eu NUNCA lhes disse que se o FCP não fosse campeão que fosse o SCP, pelo mesmo motivo que nunca ouvi das suas bocas dizer o mesmo relativamente ao meu FCP o que eu costumo dizer é que se não for o FCP campeão o diabo que escolha e pelos vistos vou continuar assim.

VJ

Sem comentários: