sexta-feira, abril 23, 2004

O FUTEBOL PORTUGUÊS O PASSADO O PRESENTE E O FUTURO?

De há uns anos para cá o futebol em Portugal tem sido marcado, pela suspeição, só porque um Clube tem lutado contra a corrente.

Estávamos habituados a ver um Benfica vencedor, mas esquecemo-nos de que isso só era possível porque este Clube era a bandeira do regime ditatorial de Salazar e Marcelo Caetano, lembro-me de alguns casos que antes do 25 de Abril de 1974 mancharam o futebol ou seja desde árbitros que ofereciam vitórias até dirigentes que entravam dentro dos balneários dos árbitros armados (porque eram da P.I.D.E.) para os obrigar a alterarem os resultados.

Isso era ponto assente, foi por isso que o Benfica vivendo de favores, não tinha os alicerces sólidos para enfrentar um futuro democrático em sobressaltos, onde todos lutariam de igual para igual.

Enquanto os Clubes de Lisboa onde incluo o Sporting, viviam de expediente, na cidade do Porto os dirigentes do Futebol Clube do Porto e o saudoso treinador José Maria Pedroto, organizavam as suas estruturas para o colocarem no topo da Europa.

Quem se soube organizar, conseguiu um futuro sem medos, quem não conseguiu utilizou a chamada arma da suspeição, lembraram-se com saudade do passado e servindo-se da comunicação social toda ele conivente com esses clubes, lançaram este fenómeno no País.

Com a organização do futebol português e a constituição das SAD’s embora mais transparente os métodos mantiveram-se, o ranger de dentes e a inveja é como eu costumo dizer fodida e só por isso condenável, mas mais uma vez com a conivência da nossa comunicação social também ela podre de princípios e culpada de muita da suspeição que anda por este País, tentou-se branquear tudo o que de mal se fazia desde que o inimigo do Norte fosse derrotado.

O Futebol Clube do Porto entretanto desprezado pelas autoridades centralistas e pela comunicação social (lembro-me do celebre programa Os Donos da Bola), começa a dar passos firmes em direcção ao sucesso desportivo a aí sim reconhecido pelos grandes clubes do Mundo e pela sua comunicação social, somos Campeões Europeus, somos Campeões do Mundo, ganhamos a Supertaça Europeia e entre vários campeonatos e taças de Portugal conquistados, mais recentemente a conquista da Taça UEFA, mas entre muros este Clube não é reconhecido, preferindo ignorar, suspeitar todos estes sucessos.

Onde estavam os clubes da 2ª circular?

O Benfica continua a ser assaltado por homens sem rosto, primeiro Vale e Azevedo, protegido pela SIC que era adorado porque o seu discurso que ia sempre contra Pinto da Costa e o Futebol Clube do Porto, depois o bêbedo do Manuel Vilarinho talvez o mais inofensivo, para logo ser ultrapassado por Luís Filipe Vieira, conhecido no nosso mercado por um passado obscuro e ligado segundo se comenta neste País (só o Ministério Público e a Policia Judiciária não ouve) ao contrabando de pneus, negócio este do qual angariou proveitos importantes quiçá prejuízo para o País.
Falta agora saber o que ele e a sua direcção preparam para a instituição chamada Benfica.

O Sporting não teve menos assaltos ao seu património, desde Sousa Cintra até agora passando por Santana Lopes e Dias da Cunha, de tudo fizeram e como não conseguiram afirmar-se neste País, conseguiram dar bitaites no sentido de que os outros são maus e que eles são bons, no entanto esqueceram-se de como ganharam os dois últimos campeonatos, mas mais uma vez a comunicação social vai tomando posições anti-Norte e por isso anti-Portistas.

Eu cá por mim continuo a ser Portista, a apoiar o meu Futebol Clube do Porto e vou-me esquecendo dos cães que ladram, enquanto a caravana passa, a mim o que me interessa é ter um clube sólido e bem organizado com isto os sucessos aparecem o resto são palavras e essas leva-as o vento.

VJ

Sem comentários: